(51) 3012-0812 (51) 98980-3362 (51) 98980-3362

Fale Conosco: (51) 3012-0812

Fale Conosco: (51) 98980-3362

Não Caia Em Fraudes no Dia do Consumidor

Preparamos 5 dicas, essenciais, para te ajudar a realizar uma compra segura nessa data
15/03/2022

Esse dia foi criado para proteger e lembrar sempre dos direitos do consumidor. Porém, essa data também é marcada pelo grande número de promoções. Mas, antes de sair gastando o seu dinheiro em sites desconhecidos, preparamos 5 dicas para te ajudar a realizar uma compra segura nessa data. Vamos começar?

 

1 ) Desconfie dos preços fora do comum

É muito importante você estar atento aos preços dos produtos que você deseja neste Dia do Consumidor. Se você encontrar um site com um preço muito fora do comum dos outros, desconfie. É preciso pesquisar o histórico de preços dos produtos e se a empresa recebe muitas reclamações. O Reclame Aqui é uma ótima opção. Também, sempre é válido chegar a sessão de comentários da página em que você irá comprar.

 

2 ) Esteja atendo aos sites desconhecidos

Um dos golpes mais utilizados pelos fraudadores online é o phishing. A ideia por trás do phishing é criar um site ou anúncio tão realista, que o consumidor, desavisado, clica e informa suas informações privadas, achando que está comprando algum item. Segundo o site Yahoo Finanças, somente no ano passado, foram identificadas e derrubadas 25.133 páginas de phishing. Uma das principais dicas para não cair nesse tipo de golpe é sempre verificar na página da loja verdadeira.

 

3 ) Fique atento aos preços e frete

Muitas vezes os e-commerces fazem boas promoções, mas aumentam o preço de entrega dos produtos. Tenha o cuidado de avaliar a variação nos preços das lojas virtuais e das lojas físicas. Outra medida muito importante é pesquisar o histórico de preços dos últimos 6 meses do produto desejado. Aqui a intenção é não cair em falsas promoções, onde o preço é elevado desproporcionalmente, para aparentar um grande desconto.  

 

4) Conheça o Código de Defesa do Consumidor

Entenda quais são os seus direitos antes de realizar a compra. Caso precise sanar dúvidas sobre o produto/serviço entre em contato com a empresa. No Brasil, os direitos do consumidor estão protegidos através da Lei nº 8.078, de 11 de setembro de 1990, que entrou em vigor apenas em 11 de março do ano seguinte (1991). Com o Código do Direito do Consumidor foi criado o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON), que está presente em todos os municípios e estados brasileiros. O principal objetivo do PROCON é servir como mediador entre os consumidores e fornecedores de produtos e serviços, em caso de conflitos. Todo o consumidor que necessita de auxílio sobre os seus direitos deve procurar o PROCON da sua cidade.

 

5 ) Realize o pagamento de forma segura

Verifique se o site, no momento da transação, possui no canto inferior da tela um cadeado ou chave. Atualize seu programa antivírus, bem como os programas de monitoramento contra spywares e firewall. 

 

Referências:

https://www.consumidor.gov.br/pages/principal/?1647353377347

https://br.financas.yahoo.com/noticias/confira-como-fugir-dos-golpes-no-dia-do-consumidor-084932633.html

https://maisclicks.com/blog/dicas-fraudes-dia-do-consumidor/