(51) 3012-0812 (51) 99664-1370 (51) 99254-3163

Fale Conosco: (51) 3012-0812

Fale Conosco: (51) 99664-1370

Saldo do FGTS pode ser utilizado na contratação de empréstimo

O empréstimo FGTS permite antecipar até 5 parcelas do saque-aniversário, que só poderiam ser sacadas anualmente no mês de aniversário, para utilizar onde o cliente desejar.
22/06/2021

O empréstimo FGTS permite antecipar até 5 parcelas do saque-aniversário, que só poderiam ser sacadas anualmente no mês de aniversário, para utilizar onde o cliente desejar.  Nessa linha, as instituições financeiras utilizam o saque-aniversário do Fundo como garantia do pagamento. O benefício é indicado para trabalhadores ou pessoas que possuem fundo inativo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

 

O que é o saque-aniversário?

Criado em 2019, o saque-aniversário permite que o contribuinte saque um valor proporcional correspondente ao total disponível do seu Fundo de Garantia. Isso acontece uma vez ao ano, sempre no mês de aniversário do titular. Mas, para isso, o contribuinte deve aderir à modalidade junto a uma instituição financeira. Uma vez autorizado o saque-aniversário, não será possível sacar o valor integral durante um período de 24 meses em caso de demissão sem justa causa.

 

O que é a antecipação do saque-aniversário do FGTS?

Essa é uma nova modalidade de crédito destinada a pessoas físicas que já aderiram ao saque-aniversário. A antecipação dos valores ocorre através do empréstimo, ou seja, o contribuinte recebe até 5 parcelas do benefício de uma só vez, as quais ele teria direito de sacar somente uma vez por ano no mês de seu aniversário. Para ter direito ao saque-aniversário, é necessário que o trabalhador faça a opção pela modalidade no aplicativo Meu FGTS ou pelo site da Caixa Econômica Federal. 

 

Qual é a vantagem de realizar o empréstimo FGTS?

A vantagem é o acesso ao crédito com antecedência e o contribuinte usa o valor no que preferir, como a quitação de dívidas e até mesmo para investir o dinheiro. As instituições financeiras que disponibilizam o empréstimo têm o FGTS como garantia de pagamento, ou seja, o cliente não paga parcelas, pois o valor devido é debitado diretamente do Fundo de Garantia. O valor mínimo para fazer a solicitação é de R$ 500, com antecipação de até 5 saques-aniversários.

 

Outras vantagens são:

  • O dinheiro cai na conta que o cliente escolher, desde que seja o titular, num prazo curto, de 12 a 24 horas após a contratação do empréstimo;

  • Movimenta o FGTS, destinando seu valor para situações que não se enquadram em demissão sem justa causa ou compra de imóvel, por exemplo;

  • A solicitação do empréstimo FGTS pode ser feita pela internet, sem sair de casa;

  • Para solicitar não é necessário estar emprego, desde que haja saldo acima de R$ 500 na conta FGTS;

  • O empréstimo FGTS não compromete a contratação de outras linhas de crédito.